domingo, 23 de maio de 2010

Conferencia de Reflexologia para os doentes de Partkinson

Posted by Picasa

Demonstrações de Reflexologia em Campanario a convite do Centro de Saude

Posted by Picasa

Conferencia de Reflexologia e Risoterapia na escola da CALHETA

Posted by Picasa

Em que consiste a Risoterapia

                                         EM QUE CONSISTE UMA SESSÃO DE RISO

O objectivo duma sessão de riso é atingir a PAZ mundial e tomar consciência dos nossos actos.



Em termos de humanidade tratamos também de melhorar as relações entre os seres humanos.



Este método baseia-se no riso-yôga por tanto fazemos exercícios de respiração ligados ao riso passando do riso falso ao riso verdadeiro, sem nunca o forçar e passamos assim do sistema simpático ao sistema parasimpático.

                                                                Rimos sem motivos.




A primeira parte o facilitador de riso fala com as pessoas que vão participar na sessão e explica em que vai consistir. Explica também os benefícios que aporta em termos de saúde.


Na segunda parte realizamos um ice-breaking com alongamentos e respirações, a partir de aí começamos com os exercícios de riso por ex. o riso do cumprimento (explicar em que consiste). E falamos de como é importante rir em interacção e manter o contacto visual entre as pessoas do grupo.



Passamos á terceira parte onde sentamos as pessoas em círculo para começar a descontrair e fazemos mais dois exercícios sentados mantendo o contacto visual.



Na última parte todo o grupo se deita e rimos. Depois voltamos á posição sentados para meditar em quanto pensamos na paz, amor, compaixão, perdão ,amizade......

Acabamos a sessão falando um pouco de como nos sentimos e de como nos sentíamos antes de começar.





                                                        Pensamento ligado ao Riso



- RISO FALSO – RISO VERDADEIRO – GARGALHADA – RESPIRAÇÃO – PENSAMENTO POSITIVO – PAZ – SORRIR.


TREINAR O RISO -» LAUGHTER TRAINNING:



PRACTICAR GARGALHADA EM CASA. COMEÇAR COM PASSOS PEQUENOS E UM DIA DE CADA VEZ. IMITAMOS RISO E DEPOIS VAMOS CONQUISTANDO. PRACTICAR TODOS OS DIAS. VOCALIZAMOS EMOÇÕES ATRAVÉS DO RISO.



RIR DE NÓS PRÓPIOS – RIR COM OS OUTROS:



AUMENTAMOS A QUALIDADE DE VIDA INTERIOR E EXTERIOR PARA NÓS E PARA OS OUTROS.





                                                      Benefícios de uma Sessão de Riso





PROPORCIONA RELAX FISICO E MENTAL.



DINÂMICA E FAMILIARIZAÇÃO COM GRUPO.



PASSAMOS DE SISTEMA SIMPÁTICO A PARASIMPÁTICO. MAIS ZEN.



SEGUIMOS AS NOSSAS EMOÇÕES E TRANSFORMAMO-NOS.


OXIGENAMOS O CORPO ATRAVÉS DA GARGALHADA.



RIR POR NADA. INCLUIR O RISO EM TODAS AS NOSSAS ACTIVIDADES.


AS SESSÕES FAVORECEM A RELAÇÃO ENTRE SERES HUMANOS.


ELIMINA BARREIRAS ENTRE FAMILIARES E AMIGOS.

LIMPA PULMÕES PORQUE ELIMINA DIOXIDO DE CARBONO.

FACILITA DIGESTÃO.

AS HORMONAS DO STRESS BAIXAM.

MÉTODO RECOMENDADO POR CARDIOLOGISTAS.


MUITO IMPORTANTE TAMBEM.....

ATRAVÉS DO RISO PODEMOS PROCURAR UMA MAIOR REALIZAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL.



TRANSMITIR BOA ENERGIA.


terça-feira, 11 de maio de 2010

Auriculoterapia


                                                Conhecendo sua história



A utilização da Auriculoterapia, seu uso, costumes e tratamentos, datam de remota Antigüidade, apresentando maior difusão no Oriente Médio e Europa Antiga.



Hipócrates, o pai da medicina, escreveu os livros: “Sobre a Geração”, ensinando que incisões no pavilhão auricular, podiam provocar hipoejaculações. No livro “Ares, Águas e Lugares”, citou que os antigos Escitas picavam uma veia no dorso auricular, para cura de impotência masculina. Ao escrever a obra “O livro das Epidemias”, Hipócrates indicava uma punção com estilete nos vasos auriculares para tratamentos de processos inflamatórios.



A obra considerada mais clássica da acupuntura, o livro, “Hung Ti Nei Ching”, escrita há mais de 5000 anos, refere que o pavilhão auricular, é um órgão isolado, que mantêm relações com os demais órgãos e regiões do corpo através de reflexo cerebral.



Mas somente a partir de 1572, através da publicação da obra sobre acupuntura ( na China) , onde relacionava os canais de acupuntura com a orelha, é que de fato iniciou seu desenvolvimento.





Definições

Auriculoterapia é a técnica da acupuntura, que usa o pavilhão auricular para efetuar tratamentos de saúde, relacionado com várias partes do organismo. Seu raio de ação atinge sistemas orgânicos, suas relações e funções. Sempre agindo através de estímulos.



Diagnóstico

Auriculodiagnósticos, é a observação de processos patológicos representados pela modificação da pele que recobre o pavilhão auricular.



Palidez: Indica deficiência orgânica;

Eritema: Indica hiperatividade funcional;

Ceratoses Senis: Pode ser problema crônico no ponto;


Modificações Morfológica: As mais comuns são:





Ressecamento da Pele: Indica afecções daquela área;

Sudorese: Gotículas de suor tendência a degeneração;

Quistos e Tubérculos: Podem indicar doença aguda;

Escamações: A enfermidade é a própria escamação.





Saiba como a auriculoterapia age em nosso organismo

A Acupuntura AuricularAuriculoterapia – aplicada isoladamente, certamente proporcionará resultados de certo valor. Entretanto, quando associada à técnica como Shiatsu, a Reflexologia, ou mesmo a Acupuntura Sistêmica, obviamente os resultados serão melhores.



O pavilhão auricular faz parte do nosso corpo, o que vale dizer que se encontra ligado a Órgãos Internos, SNC, SNP, Endócrino, Hormonal, Imunológico e Sistema Circulantes. Assim sendo, as aplicações realizadas incidirá em alterações orgânicas, neurais, metabólicas, hormonais e circulantes.





Contra Indicações

Teoricamente não se conhece qualquer contra indicação, mas o bom senso no informa que devemos tomar cuidado, por exemplo, não é aconselhado punctar pontos de útero ou ovários em mulheres grávidas, ou simplesmente quando este bom senso falar mais alto.





Indicações

Pode ser utilizada em tratamentos para pessoas de qualquer idade, mesmo recém nascido.





Duração das Sessões e Retorno

A sessão dura em media de 20 a 30 minutos.



Agulhas semi-permanentes: podem permanecer no pavilhão auricular por até 21 dias, aconselha-se sua permanência por 07 dias, visto a liposidade dérmica soltar o aderente (micropore) após uma semana, exceto em peles muito alípicas. Retorno ideal em 07 dias.



Semente ou esferas poder-se-á aguardar um tempo maior, visto não haver, nesta chamada acupuntura pediátrica, a inserção de agulhas.

domingo, 2 de maio de 2010

Reflexologia no local de trabalho

Um novo conceito divulgado através do Centro de Reflexologia da Madeira, com Terapeuta Eduardo Luís.
No passado dia 2 de Março na Empresa DuplaDP - empresa de publicidade e markting - foi proporcionado aos funcionários e directores uma palestra sobre Reflexologia.
Nesta foram aboradados diversas temáticas incluindo a definição, benefícios, aplicações no dia-a- dia, demonstrações práticas, assim como a sua aplicabilidade nas empresas e respectivos benefícios.Como a reflexologia pode beneficiar a sua empresa?

Os tratamentos de Reflexologia quando aplicados com regularidade diminuem consideravelmente os efeitos nocivos do stress e da tensão, mas também diminuem o período de convalescença em muitas doenças, sejam agudas ou crónicas.

Os benefícios para a empresa podem incluir:
>> Maior concentração e rendimento;
>> Alívio da dor provocada por stress contínuo (dores de cabeça/enxaquecas, mal-estar gástrico, etc., );
>> Um período de convalescença mais curto, resultando em menos dias de abssentismo;
>> Funcionários com Maior resistência às doenças (gripes, constipações, mialgias, etc.);
>> Maior capacidade de obter resultados positivos em situações de muita pressão;
>> Melhor relacionamento humano entre os funcionários, e entre este e o público;
>> Moral elevada dos funcionários, assim como a sua fidelidade e satisfação;
>> Maior criatividade no planeamento do trabalho e na tomada de decisões;
>> Um benefício social para os funcionários.

Conferencia de Reflexologia no salão Paroquial da Ribeira Brava - São Pedro

Posted by Picasa

Conferência Escola Ribeira Brava - Divulgação Reflexologia


No Passado dia 28 de Abril 2010, a convite da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, decorreu uma conferência para divulgação da Terapia (Reflexologia e Reflexologia Infantil).
Posted by Picasa

Aula de Florais

As Plantas:




Agrimony (Agrimonia Eupatoria): Para problemas em geral, tormentos e preocupações. Ideal para aqueles que escondem os seus sentimentos e as preocupações de outras pessoas. Agrimony destrava a depressão e angústia, libertando o estado emocional que está preso dentro de si mesmo. Esse floral está relacionado com o signo de Sagitário.



Aspen (Populus tremuloides): Ajuda a trazer-nos de volta à realização da Unidade. Bom para medos vagos, especialmente se não houver explicação concreta, maus pressentimentos, senti medo de voltar a dormir por causa de pesadelos nocturnos. Ideal para crianças que sentem medo de ficar sozinhos e tem medo de escuro. Esse floral está relacionado com o signo de Touro.



Beech (Fagus sylvatica): Para aqueles que gostam de exagerar nos factos e mania de julgar. Ajuda a pessoa a ser mais tolerante, compreensivo das diferenças individuais.



Centaury (Erythraea centaurium): Ajuda a dissolver a falta de iniciativa e a fraqueza em horas de decisões. Ajuda a pessoa a encontrar seu eu interior, tornar-se mais activo e positivo. Esse floral é relacionado com o signo de Virgem.



Cerato: Ajuda a achar a nossa individualidade e a nos livrar de influências negativas vindas de fora. Ideal para aqueles que não sentem confiança e que estão sempre a perguntar pela opinião dos outros. Esse floral está relacionado com o signo de Gémeos.



Cherry Plum (Prunus Cerasifera): É indicado para aqueles que sentem medo, afasta a idéia de suicídio e ajuda a controlar a ansiedade.



Chestnut Bud (Æsculus hippocastanum): Para aqueles que nunca aproveitam as oportunidades. Também para aqueles que continuam a repetir os mesmos erros, incapazes de aprender com as experiências da vida.



Chicory (Cichorium intybus): Ajuda a combater o egoísmo e a possessividade. Ideal para aqueles que não conseguem ver nada de errado. Ajuda a compreender o amor como um sentimento natural. Esse floral está relacionado com o signo de Escorpião.



Clematis (Clematis recta): Ajuda a trazer a estabilidade, ajuda a pessoa a realizar seus trabalhos neste mundo. Também ajuda na falta de interesse pela vida e resgata a capacidade de atenção dos mais dispersos. Esse floral está relacionado com o signo de Peixes.



Crab Apple (Malus pumila): Óptimo para limpeza interior. Ajuda a eliminar a idéia de obsessão, libertando a pessoa para compreender que as desordens físicas têm início dentro de si mesma e ajudando-a a manter o controle para reverter situações que estão em desarmonia.



Elm (Ulmus procera): Para aqueles que esperam fazer alguma coisa de importante nesta vida e que é benéfico para a humanidade. Ideal para quem se sente sobrecarregado de responsabilidades dominados pela exaustão. Ajuda a reconhecer e respeitar os próprios limites físicos.



Gentian (Gentiana amarella): Ideal para quem se sente desencorajado, a precisar de encarar as dificuldades como oportunidade de crescimento. Gentian ajuda a transformar as nossas dúvidas, compreendendo-as. Também encoraja a enfrentar obstáculos e a superar perdas ou afastamento de pessoas queridas, animais de estimação ou empregos.



Gorse (Ulex europaeus): Ajuda a dissolver o desinteresse e o desânimo daqueles que não confiam na própria força para reverter situações difíceis. Também ajuda a trazer coragem para continuar com a luta do dia a dia.



Heather (Calluna vulgaris): Para aqueles que estão procurando por companheirismo, também para aqueles que sentem infelizes e sozinhos. Ajuda a acalmar o medo, dissolve a ansiedade e a mania de ficar a falar sempre de si mesmos.



Holly (Calluna vulgaris): Para aqueles que se sentem atacados por pensamentos destruidores de inveja, ciúme ou qualquer outro tipo de sentimento negativo. Traz protecção contra as influências negativas vindas de fora. Indicado para quem costuma passar mal ao ver o sucesso dos outros e para quem confia em tudo e em todos.



Honeysuckle (Lonicera caprifolium): Ideal para pessoas que gostam de viver no passado e estão ligados constantemente às memórias de perda de amigos ou parentes.



Hornbeam (Carpinus betulus): Ajuda a trazer equilíbrio mental e físico, trazendo força para realizar as suas tarefas. Traz força, poder e determinação para trabalhar.



Impatiens (Impatiens glandulifera): Para aqueles que querem tudo sem nenhum atraso. Não conseguem ter paciência e não gostam de perder tempo. Ajuda a acalmar a irritação, tensão e alivia a dor. Esse floral está relacionado com o signo de Carneiro.



Larch (Larix deciduas): Para aqueles que se consideram menos importantes que os outros e incapazes de fazer qualquer coisa. Ajuda a trazer força e determinação para um crescimento forte e sadio. Também ajuda a dissolver o sentimento de inferioridade, desânimo e a falta de confiança no seu próprio valor.



Mimulus (Mimulus guttatus): Combate o medo de doenças, acidentes, dor e desgraça. Ajuda a trazer confiança e felicidade.



Mustard (Sinapis arvensis): Trás suporte e estabilidade para aqueles que sentem tristeza e melancolia quase desesperada ou profunda depressão. Também indicado para os que pensam que nunca irão ser felizes. Mustard é o floral ideal para depressão sem explicação.



Oak (Quercus robur): Ideal para aqueles que estão sempre a lutar com uma instabilidade crónica ou doença e que nunca aceitam a derrota.



Olive (Olea europaea): Para aqueles que sofrem fisicamente ou mentalmente, sentem-se exaustos por causa de alguma doença, dor ou batalha. Ajuda a renovar a nossa força trazendo vitalidade. Elimina a fadiga, o esgotamento físico e mental, sendo bastante utilizada para períodos stressantes decorrentes de crises, separações ou problemas de saúde.



Pine (Pinus sylvestris): Ajuda a eliminar sentimento de culpa e a combater a baixa de auto-estima. Ajuda a pessoa confiar nas suas próprias potencialidades e a continuar com perseverança o seu projecto de vida. Pine possui propriedades de limpeza, ajudando a limpar e a clarear obstruções fisicas e mentais.



Red Chestnut (aesculus carnea): Ajuda aqueles que sentem ansiedade pelos outros. Ajuda a acalmar a mente, o medo e a ansiedade. Dissolve a insegurança e traz coragem. Esse floral está relacionado com o signo de Caranguejo.



Rescue: Ajuda a alcançar o equilíbrio natural do ser humano. Rescue é conhecido como o floral da emergência. Dissolve o medo, desespero, agonia e confusão mental, especialmente em situações de choque, traumas e stress. Também pode ser usado em tratamento de feridas, insônia e outros problemas.



Rock Rose: Para casos onde não há saída. Encoraja aqueles que precisam de enfrentar situações difíceis e correr riscos. Ideal para quem treme ao enfrentar situações inesperadas ou difíceis, ou mesmo para os que tem medo de viajar. Ajuda a tranquilizar o sono e combate o medo nocturno.



Rock Water (Aqua petra): Recomendado para aqueles que são muito exigentes com a maneira como vivem e não se permitem a aproveitar a vida, porque precisam de preservar a própria imagem de modelo e perfeição. Ajuda a dissolver a tensão que fica acumulada nas articulações e nos músculos.



Scleranthus (Scleranthus annuus): Para aqueles que tem dificuldade em decidir entre duas coisas. Traz clareza e abre a percepção. Esse floral está relacionado com o signo de Balança.



Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum): Ajuda a clarear a mente, limpando o inconsciente de choques ou traumas físicos e emocionais, especialmente em casos de acidente ou perda de alguém querido. Alivia traumas, dor e tensões.



Sweet Chestnut (Castanea sativa): Ajuda a pessoa a encarar a verdade e efectuar mudanças importantes para seguir em frente.



Vervain (Verbena officinalis): Para aqueles que tem idéias e princípios fixos e não gostam de mudanças. Ideal para combater o stress. Esse floral está relacionado com o signo de Leão.



Vine (Vitis vinifera): Ajuda a dissolver a arrogância, a inflexibilidade e a sede de poder. Traz confiança e abilidade.



Walnut (Juglans regia): Para aqueles que têm ambições e que se sentem tentados a levar avante as suas próprias ideias. Dá protecção a influências exteriores.



Water Violet (Hottonia palustris): Para aqueles que precisam de tomar decisões sérias na vida. Também para aqueles que gostam de fazer as coisas à sua maneira e gostam de ficar sozinhos. Esse floral está relacionado com o signo de Aquário.



White Chestnut (aesculus hippocastanum): Ajuda a acalmar e clarear a mente, ajudando a pessoa a controlar os pensamentos obsessivos. Combate a dor de cabeça, irritabilidade e a depressão.



Wild Oat (Bromus ramosus): Para aqueles que tem ambições altas na vida e que gostariam de ganhar mais experiência e aproveitar mais a vida. Dissolve o desânimo e a depressão.



Wild Rose (Rosa canina): Ajuda a dissolver a exaustão, a falta de vontade de lutar pelo que se quer.



Willow (Salix vitellina): Ajuda a curar ressentimentos, amargura e combate a negatividade. Ajuda a pessoa a assumir mais responsabilidades e a não culpar os outros pelas coisas que lhe acontecem.



CURSO MONITOR REFLEXOLOGIA INFANTIL 2009

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Algumas técnicas de Reflexologia

O que fazer quando tem dores nos pés

Noticias de Reflexologia

object width="425" height="344">

Como ajudar quando alguem tem ciatica

Reflexologia no Cancro

Fantastico.. Importancia da Reflexologia no Cancro

object width="425" height="344">

Documentarios sobre Medicina Alternativa

Renascimento

Risoterapia

Reportagem Sic - A importância das Terapias Complementares no dia-dia

Mente sã em corpo são

No Hospital de S. João, no Porto, os doentes de leucemia têm sessões de reiky, que lhes aliviam as dores e os ajudam a suportar os longos períodos de internamento;
no Zoomarine, uma equipa de investigadores avaliou, durante três anos, os efeitos da interacção dos golfinhos com um grupo de 23 crianças autistas do Algarve.


São apenas dois exemplos de um conjunto cada vez mais vasto de terapias alternativas ou complementares, muitas delas, diga-se em abono da verdade, sem qualquer base científica.
Outras, como a acupunctura e a osteopatia – para citar apenas dois exemplos – já são reconhecidas pela medicina tradicional na abordagem de certas patologias.
O reiky, designação japonesa de “energia vital universal”, é utilizado nalguns hospitais dos Estados Unidos e da Europa.
Na unidade de hematoncologia do S. João ainda dá os primeiros passos, a título experimental, com o consentimento da administração e do conselho de ética do hospital. Mas a julgar pelos relatos dos pacientes e da equipa que os acompanha, é bem provável que esta prática passe a constar do tratamento da leucemia.
Já o recurso aos golfinhos na abordagem do autismo, “embora apresente benefícios moderados, não se justifica como terapêutica indispensável a estas crianças” – afirma o pedopsiquiatra Emílio Salgueiro, que liderou o estudo levado a cabo no Zoomarine do Algarve.
A ciência procura respostas para as mazelas do corpo e da mente. Mas por muito que a medicina e a tecnologia evoluam, o ser humano continuará a lançar mão de práticas que escapam à lógica e à evidência.

Jornalista: Carlos Rico

Actividades 2009