Reflexologia

Reflexologia


A Reflexologia é uma Terapia complementar não-invasiva que se baseia na pressão sequencial de zonas reflexas dos pés e mãos.
Segundo Eunice Inghan define a Reflexologia como: “... uma terapia que se baseia no princípio da existência de pontos reflexos nos pés e mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de Reflexologia irá ajudar o corpo nos vários processos homeostáticos.“ Eunice Ingham,(1889-1974).

É sobretudo um método de activar os poderes curativos do próprio organismo.
Este método é já muito antigo tendo sido utilizado na antiga China (c.2000 a.C) e Egipto (3000 a.C.).
Apesar desta terapia ter avançado muito nos últimos anos, o princípio base desta disciplina ainda se mantém.

O princípio de que há zonas energéticas que percorrem o corpo e areas reflexas nos pés que correspondem aos principais órgãos, glândulas e outras partes anatómicas do nosso organismo.

A Reflexologia não é uma terapia alternativa nem substitui o tratamento médico. É sim uma terapia complementar pelo que deverá sempre recorrer ao seu médico e seguir a medicação proposta. Sendo assim, a Reflexologia poderá ser utilizada como complemento à medicina convencional, facilitando normalmente o processo de cura. Não é uma forma de massagem e tambem não é uma medicina tal como esta é praticada por médicos convencionais ocidentais.

Simplificando, a REFLEXOLOGIA não é uma massagem aos pés,e não é um tratamento médico.

Em primeiro lugar é importante salientar que um terapeuta de reflexologia NÃO FAZ DIAGNÒSTICOS, nem pratica medicina, pelo que também NÃO FAZ PRESCRIÇÕES; e são estas as Máximas aprendidas no curso como regra infálivel nesta area!!

Desta forma, a REFLEXOLOGIA trabalha com o fluxo de energias subtis, que revitalizarão o corpo para que sejam acionados os mecanismos auto-curativos do próprio organismo, e estes façam o seu trabalho.

Pois não é o TERAPEUTA quem produz os resultados, este é apenas um CANAL CURATIVO.

O próprio organismo é responsavel pela cura.

O Terapeuta limita-se a provocar o estímulo necessário para que seja atingido o estado de equilibrio, a que nós chamamos de homeostase.

TODAS as pessoas sem excepção podem usufruir de tratamentos de reflexologia desde bebés, crianças, adultos (incluindo as grávidas), e idosos.
Pois esta terapia tem sobretudo a vertente preventiva o que faz dela uma ferramenta eficaz em qualquer faixa etária. Proporcionando o bem estar geral necessário para que o sistema imunitário responda de forma adequada aos ataques exteriores a que somos atingidos diariamente.

Em que é que beneficio ao fazer REFLEXOLOGIA?


Para que serve e quais os benefícios?
 >>Alivia situações de dor,
>>Relaxa a tensão nervosa e muscular,
>>Normalizava as funções de glândulas e órgãos,
>> Pode acelerar o processo de cura

O corpo humano é composto por vários sistemas (endócrino, circulatório, respiratório... etc), cada um deles trabalha de acordo com as suas leis e objectivos.

Para que todo o corpo se encontre saudável todas estas partes têm de trabalhar em conjunto como um todo. Se uma parte torna-se mais lenta outras irão sofrer consequências! desde a parte anatómica, bem como as emoçoes, a mente, a alma, a este inerentes.

Exemplificando: "quando recebemos uma má notícia...esta afecta o processo digestivo?!(se a emoção é negativa o resultado fisiologico, geralmente também o será!) Assim para que o corpo "esteja" em harmonia é crucial fazer uma revisão geral.
E com a REFLEXOLOGIA consegue-se que o corpo humano encontre um estado sinergético ou homeostásico

>>Induz um relaxamento profundo Através da redução dos níveis de stress.
Segundo a OMS 75% das doenças estão intimamente relacionadas com o stress.
A Reflexologia vai reduzir os níveis de stress estimulando o relaxamento profundo. Nos nossos pés existem mais de 7200 extremidades nervosas (local onde existem mais terminações nervosas), assim numa sessão de reflexologia todas estas extremidades nervosas são estimuladas/trabalhadas de forma eficaz, calma e tranquila, proporcionando bem estar ao cliente.
 >>Melhora a circulação sanguínea e linfática
O sangue é o responsável pelo transporte de nutrientes, oxigénio a todas as células do nosso corpo, da mesma forma que remove as toxinas e desperdícios resultantes do metabolismo celular. Desta forma um tratamento de reflexologia, trabalhará directamente com este sistema (circulatório e linfático), através da pressão contínua nos pés e indirectamente vai influenciar no melhor funcionamento do mesmo ao relaxar o aparelho vascular e linfático no seu todo!

>>Promove o normal fluxo de energia vital (Chi)
A energia é algo muito pessoal. Cada qual a experimenta de forma diferente. por vezes é excitante e revigorante, outras é calma e pacífica. Apesar de diferentes em cada um de nós ela flui consciente ou inconscientemente pelo nosso corpo a vários níveis : Físico, emocional, e mental. esta energia necessita de ser revigorizada/revitalizada de vez em quando.

Numa sessão/consulta de reflexologia o cliente relaxa e o terapeuta abre caminhos energeticos fornecendo ao receptor mais energia a todos os níveis, e retirando energia "velha" e "gasta".

CURSO MONITOR REFLEXOLOGIA INFANTIL 2009

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Algumas técnicas de Reflexologia

O que fazer quando tem dores nos pés

Noticias de Reflexologia

object width="425" height="344">

Como ajudar quando alguem tem ciatica

Reflexologia no Cancro

Fantastico.. Importancia da Reflexologia no Cancro

object width="425" height="344">

Documentarios sobre Medicina Alternativa

Renascimento

Risoterapia

Reportagem Sic - A importância das Terapias Complementares no dia-dia

Mente sã em corpo são

No Hospital de S. João, no Porto, os doentes de leucemia têm sessões de reiky, que lhes aliviam as dores e os ajudam a suportar os longos períodos de internamento;
no Zoomarine, uma equipa de investigadores avaliou, durante três anos, os efeitos da interacção dos golfinhos com um grupo de 23 crianças autistas do Algarve.


São apenas dois exemplos de um conjunto cada vez mais vasto de terapias alternativas ou complementares, muitas delas, diga-se em abono da verdade, sem qualquer base científica.
Outras, como a acupunctura e a osteopatia – para citar apenas dois exemplos – já são reconhecidas pela medicina tradicional na abordagem de certas patologias.
O reiky, designação japonesa de “energia vital universal”, é utilizado nalguns hospitais dos Estados Unidos e da Europa.
Na unidade de hematoncologia do S. João ainda dá os primeiros passos, a título experimental, com o consentimento da administração e do conselho de ética do hospital. Mas a julgar pelos relatos dos pacientes e da equipa que os acompanha, é bem provável que esta prática passe a constar do tratamento da leucemia.
Já o recurso aos golfinhos na abordagem do autismo, “embora apresente benefícios moderados, não se justifica como terapêutica indispensável a estas crianças” – afirma o pedopsiquiatra Emílio Salgueiro, que liderou o estudo levado a cabo no Zoomarine do Algarve.
A ciência procura respostas para as mazelas do corpo e da mente. Mas por muito que a medicina e a tecnologia evoluam, o ser humano continuará a lançar mão de práticas que escapam à lógica e à evidência.

Jornalista: Carlos Rico

Actividades 2009