domingo, 12 de abril de 2009

A Reflexologia no seu Todo!




  • O QUE É A REFLEXOLOGIA?

A Reflexologia é uma terapia que se baseia no princípio da existência de reflexos nos pés e mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de Reflexologia irá ajudar o corpo nos vários processos homeostáticos (de equilíbrio).


  • QUAIS OS BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA?

-Relaxa o corpo, a mente e o espírito;

- Normaliza as funções corporais;

- Melhora a circulação sanguínea;

- Melhora a comunicação nervosa

- Aumenta as capacidades do sistema imunitário;

- Alivia a dor;

- Trata a pessoa no seu todo.

A Reflexologia reduz os níveis de stress e induz um estado de relaxamento profundo

Nós não podemos evitar o stress. Nós vivemos com stress e dentro do stress.

A Organização Mundial de Saúde afirma que pelo menos 75% das doenças, nos países ocidentais, estão intimamente relacionadas com o stress.

A Reflexologia poderá reduzir os níveis de stress ao estimular um relaxamento mais profundo e tranquilo.

A Reflexologia limpa o nosso corpo

O nosso corpo tem os seus próprios mecanismos para limpar as toxinas e outras impurezas que se vão acumulando. Se estes deixam de funcionar correctamente então dá-se um aumento de toxinas no organismo, assim como um aumento de desperdícios resultantes do metabolismo celular.

Um corpo saudável é como uma casa saudável;

É preciso atirar com o lixo para fora com regularidade. Ao causar um relaxamento profundo a Reflexologia leva a que todos os sistemas do organismo funcionem de maneira mais eficiente, incluindo os relacionados com a excreção.

A Reflexologia equilibra todo o sistema humano

O termo técnico para este equilíbrio é homeostasia, isto é, um estado de equilíbrio dinâmico, variando dentro de limites precisos.

Em Reflexologia isto significa também o encontrar-se centrado e consciente de si mesmo. O corpo humano é feito de muitas partes, cada uma a trabalhar de acordo com as suas leis e objectivos.

Para que o corpo se encontre saudável todas estas partes têm de trabalhar em conjunto, como um todo. Se uma parte se torna mais lenta outras irão sofrer as consequências.

A Reflexologia revitaliza a energia

A energia é uma coisa muito pessoal. Cada um de nós a experimenta de forma diferente. Ás vezes a energia é excitante e revigorante, outras é calma e pacífica.

Apesar das diferenças entre cada um de nós a verdade é que a energia flúi. Circula consciente ou inconscientemente pelo nosso corpo a um nível físico, emocional e mental. Esta energia necessita de ser revitalizada de vez em quando.

De acordo com a teoria da polaridade esta energia deve fluir desimpedida entre pólos opostos (negativo e positivo) dentro de cada estrutura celular.

A Reflexologia é uma terapia preventiva

As terapias preventivas vão tendo cada vez mais importância no ocidente devido à consciencialização dos ‘ataques’ diários que temos de enfrentar; stress, fadiga, aditivos alimentares, água poluída, radioactividade, poluição atmosférica, para nomear só alguns dos ‘culpados’.

Todos eles vão afectar directamente o nosso sistema imunitário.

O sistema imunitário também responde de forma sinergética, dependendo de outros processos fisiológicos para manter as suas linhas de defesa. Só quando o corpo se encontra em forma é que o nosso sistema imunitário é capaz de se defender dos agentes que podem estar na causa da doença.

  • COMO FUNCIONA A REFLEXOLOGIA?

várias teorias que explicam o sucesso desta terapia:

- Estímulo do sistema linfático/circulatório;

- Potencial eléctrico/ matriz viva;

- Energia chi;- efeito placebo;

- Terminações nervosas/depósitos de minerais;

- Propriorrecepção.

2 comentários:

Iveth disse...

Bem haja pelo blog!!mais uma ferramenta importante para divulgação da terapia! Porque de facto na Região faltam ainda muita divulgação para despertar principalmente os pseudoprofissionais!
Um abraço de luz muita força para continuar na divulgação da terapia.
Iveth aluna 2 ano curso Reflexologia Madeira

Anónimo disse...

A Reflexologia é uma terapia alternativa que ajuda equilibrar os pontos energéticos e os chacras.

Através deste tipo de terapias é possível tratar doenças que por vezes a medicina tradiconal não consegue tratar.

Penso que cada vez mais, as pessoas devem recorrer a este tipo de terapias quando não conseguirem resolver os problemas junto da medicina convencional.

CURSO MONITOR REFLEXOLOGIA INFANTIL 2009

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Algumas técnicas de Reflexologia

O que fazer quando tem dores nos pés

Noticias de Reflexologia

object width="425" height="344">

Como ajudar quando alguem tem ciatica

Reflexologia no Cancro

Fantastico.. Importancia da Reflexologia no Cancro

object width="425" height="344">

Documentarios sobre Medicina Alternativa

Renascimento

Risoterapia

Reportagem Sic - A importância das Terapias Complementares no dia-dia

Mente sã em corpo são

No Hospital de S. João, no Porto, os doentes de leucemia têm sessões de reiky, que lhes aliviam as dores e os ajudam a suportar os longos períodos de internamento;
no Zoomarine, uma equipa de investigadores avaliou, durante três anos, os efeitos da interacção dos golfinhos com um grupo de 23 crianças autistas do Algarve.


São apenas dois exemplos de um conjunto cada vez mais vasto de terapias alternativas ou complementares, muitas delas, diga-se em abono da verdade, sem qualquer base científica.
Outras, como a acupunctura e a osteopatia – para citar apenas dois exemplos – já são reconhecidas pela medicina tradicional na abordagem de certas patologias.
O reiky, designação japonesa de “energia vital universal”, é utilizado nalguns hospitais dos Estados Unidos e da Europa.
Na unidade de hematoncologia do S. João ainda dá os primeiros passos, a título experimental, com o consentimento da administração e do conselho de ética do hospital. Mas a julgar pelos relatos dos pacientes e da equipa que os acompanha, é bem provável que esta prática passe a constar do tratamento da leucemia.
Já o recurso aos golfinhos na abordagem do autismo, “embora apresente benefícios moderados, não se justifica como terapêutica indispensável a estas crianças” – afirma o pedopsiquiatra Emílio Salgueiro, que liderou o estudo levado a cabo no Zoomarine do Algarve.
A ciência procura respostas para as mazelas do corpo e da mente. Mas por muito que a medicina e a tecnologia evoluam, o ser humano continuará a lançar mão de práticas que escapam à lógica e à evidência.

Jornalista: Carlos Rico

Actividades 2009