terça-feira, 9 de março de 2010

Importância da Aromaterapia na Reflexologia

Aromaterapia é o nome moderno do antigo conhecimento de como tratar doenças e melhorar a saúde pelo uso de ingredientes aromáticos naturais.Esaas substancias , chamadas óleos essenciais , encontram-se em ervas , plantas ,frutos e na casca , raiz ou resina e diversas arvores.
Os óleos essenciais dão o aroma a planta mas contém também dezenas de substancias quimicas complexas , que parecem ser eficazes para tudo , desde embelezar a pele ou acelerar a cura , até fazer-nos adormecer ou atenuar uma enxaqueca.
Os óleos essenciais são tão magicos e complexos , que ninguem realmente sabe o que eles são. Os romanticos e os entusiastas dizem que são a força vital da planta , equivalente ao espirito humano.
Certos investigadores afirmam serem os óleos essenciais uma mistura de componentes orgânicos  como acetonas , terpenos , ésteres , alcoóis e centenas de outras moleculas.
Casos práticos que podemos sentir e ver os resultados.

Inalação de óleos essenciais é uma das melhores maneiras de tratar a tosse e resfriados . Devemos deitar gotas de óleo numa tigela de agua a ferver , cobre-se a cabeça com uma toalha debruçamo-nos sobre o vapor , aspirando profundamente durante alguns minutos.

Depressão- os melhores óleos são: alfazema,ilangue-ilangue(relaxam e levantam o animo), jasmim, bergamota(dão energia e levantam o animo) incenso(reforça a auto-confiança) , mirra afasta a (depressão)

Dores nas costas- Devemos usar os óleos : cânfora , eucalipo, manjerona, pinheiro, alecrim , tomilho(relaxantes musculares)

Joanetes- Devemos ter atenção aos sapatos apertados .Os melhores óleos são: hortelã-pimenta(refrescante, calmante), cipreste(anti-inflamatório) , limão (estimulante da circulação).

Má circulação- Devemos usar os seguintes óleos: hortelã-pimenta,alecrim, ilangue-ilangue

Pé-de-atleta - Os melhores óleos são: alfazema,erva-limão,bétula(anti-inflamatório, calmante)

Sem comentários:

CURSO MONITOR REFLEXOLOGIA INFANTIL 2009

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Algumas técnicas de Reflexologia

O que fazer quando tem dores nos pés

Noticias de Reflexologia

object width="425" height="344">

Como ajudar quando alguem tem ciatica

Reflexologia no Cancro

Fantastico.. Importancia da Reflexologia no Cancro

object width="425" height="344">

Documentarios sobre Medicina Alternativa

Renascimento

Risoterapia

Reportagem Sic - A importância das Terapias Complementares no dia-dia

Mente sã em corpo são

No Hospital de S. João, no Porto, os doentes de leucemia têm sessões de reiky, que lhes aliviam as dores e os ajudam a suportar os longos períodos de internamento;
no Zoomarine, uma equipa de investigadores avaliou, durante três anos, os efeitos da interacção dos golfinhos com um grupo de 23 crianças autistas do Algarve.


São apenas dois exemplos de um conjunto cada vez mais vasto de terapias alternativas ou complementares, muitas delas, diga-se em abono da verdade, sem qualquer base científica.
Outras, como a acupunctura e a osteopatia – para citar apenas dois exemplos – já são reconhecidas pela medicina tradicional na abordagem de certas patologias.
O reiky, designação japonesa de “energia vital universal”, é utilizado nalguns hospitais dos Estados Unidos e da Europa.
Na unidade de hematoncologia do S. João ainda dá os primeiros passos, a título experimental, com o consentimento da administração e do conselho de ética do hospital. Mas a julgar pelos relatos dos pacientes e da equipa que os acompanha, é bem provável que esta prática passe a constar do tratamento da leucemia.
Já o recurso aos golfinhos na abordagem do autismo, “embora apresente benefícios moderados, não se justifica como terapêutica indispensável a estas crianças” – afirma o pedopsiquiatra Emílio Salgueiro, que liderou o estudo levado a cabo no Zoomarine do Algarve.
A ciência procura respostas para as mazelas do corpo e da mente. Mas por muito que a medicina e a tecnologia evoluam, o ser humano continuará a lançar mão de práticas que escapam à lógica e à evidência.

Jornalista: Carlos Rico

Actividades 2009