quarta-feira, 20 de maio de 2009

REFLEXOLOGIA NA GRAVIDEZ

REFLEXOLOGIA NA GRAVIDEZ





Cada vez mais, as terapias alternativas complementares estão a surtir efeito na nossa sociedade, e desta vez surgiu a oportunidade de divulgar no CENTRO DE SAÙDE DA PONTA DO SOL esta arte e ciência que é a reflexologia.



Desde a concepção, passando pelo parto até ao pós-parto, a reflexologia poderá ser benéfica.



A reflexologia na gravidez é muitas vezes usada para tratar pés inchados, problemas de digestão e melhorar o sono. Ajuda também a diminuir os enjoos no primeiro trimestre, bem como o cansaço que se pode sentir nesta fase. Durante a restante gravidez a reflexologia ajuda a equilibrar o corpo e qulaquer desconforto que surja em qualquer trimestre. NÃO ESTANDO POR ISSO CONTRA INDICADA NA GRAVIDEZ COMO MUITOS O ENUNCIAM, NÃO PASSANDO DE UM MITO.




Antes do parto podem fazer-se diversas sessões de preparação para o mesmo, preparando a parturiente para a gestão da dor, e para uma melhor expulsão da placenta



Pode-se assim dizer que a reflexologia é uma forma de relaxamento ao longo de uma hora de tratamento, onde se realiza um estímulo mecánico através das mãos do terapeuta sobre os pés do cliente.Resumindo-se uma forma de alívio para o cansaço, o stress e as preocupações.

PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA PODER ACOMPANHÁ-LA NESTA FASE IMPORTANTE DA SUA VIDA E SO SEU BEBÉ.





1 comentário:

Cristina Ferreira disse...

Olá Eduardo Luís.
Como aluna do Curso de Reflexologia, fico orgulhosa e encantada por este seu projecto. É realmente de louvar a sua luta e esforço em quebrar mitos erróneos sobre as contra-indicações da Reflexologia na Gravidez, demonstrando verdadeiramente a essência desta terapia como uma terapia equilibradora de todo o sistema humano, tal como outras terapias complementares. E neste caso, realço que esta é uma terapia que deve ser sempre complementar à medicina convecional, pois uma vigilância médica será sempre necessária.
Contudo não posso deixar passar e vincar que na Gravidez, como em muitos outros estados, a Reflexologia tem um papel fulcrar e positivo na promoção do bem-estar global da grávida e do feto na medida em que harmoniza todos os sistemas orgânicos dos dois, minimizando qualquer desconforto que possa surgir, e promove uma aceitação e vinculação máximas entre mãe-filho através da harmonização das emoções (que é, provavelmente, um dos aspectos mais importantes na Gravidez).
Só tenho que felicitá-lo pelo seu trabalho e contributo que tem dado sem reserva à Reflexologia na ilha da Madeira, e referir que me sinto lisonjeada por ser sua pupila e amiga.
Cristina Ferreira

CURSO MONITOR REFLEXOLOGIA INFANTIL 2009

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Algumas técnicas de Reflexologia

O que fazer quando tem dores nos pés

Noticias de Reflexologia

object width="425" height="344">

Como ajudar quando alguem tem ciatica

Reflexologia no Cancro

Fantastico.. Importancia da Reflexologia no Cancro

object width="425" height="344">

Documentarios sobre Medicina Alternativa

Renascimento

Risoterapia

Reportagem Sic - A importância das Terapias Complementares no dia-dia

Mente sã em corpo são

No Hospital de S. João, no Porto, os doentes de leucemia têm sessões de reiky, que lhes aliviam as dores e os ajudam a suportar os longos períodos de internamento;
no Zoomarine, uma equipa de investigadores avaliou, durante três anos, os efeitos da interacção dos golfinhos com um grupo de 23 crianças autistas do Algarve.


São apenas dois exemplos de um conjunto cada vez mais vasto de terapias alternativas ou complementares, muitas delas, diga-se em abono da verdade, sem qualquer base científica.
Outras, como a acupunctura e a osteopatia – para citar apenas dois exemplos – já são reconhecidas pela medicina tradicional na abordagem de certas patologias.
O reiky, designação japonesa de “energia vital universal”, é utilizado nalguns hospitais dos Estados Unidos e da Europa.
Na unidade de hematoncologia do S. João ainda dá os primeiros passos, a título experimental, com o consentimento da administração e do conselho de ética do hospital. Mas a julgar pelos relatos dos pacientes e da equipa que os acompanha, é bem provável que esta prática passe a constar do tratamento da leucemia.
Já o recurso aos golfinhos na abordagem do autismo, “embora apresente benefícios moderados, não se justifica como terapêutica indispensável a estas crianças” – afirma o pedopsiquiatra Emílio Salgueiro, que liderou o estudo levado a cabo no Zoomarine do Algarve.
A ciência procura respostas para as mazelas do corpo e da mente. Mas por muito que a medicina e a tecnologia evoluam, o ser humano continuará a lançar mão de práticas que escapam à lógica e à evidência.

Jornalista: Carlos Rico

Actividades 2009