Cada vez mais, as terapias alternativas complementares estão a surtir efeito na nossa sociedade, e desta vez surgiu a oportunidade de divulgar no CENTRO DE SAÙDE DA PONTA DO SOL esta arte e ciência que é a reflexologia.
Desde a concepção, passando pelo parto até ao pós-parto, a reflexologia poderá ser benéfica.
A reflexologia na gravidez é muitas vezes usada para tratar pés inchados, problemas de digestão e melhorar o sono. Ajuda também a diminuir os enjoos no primeiro trimestre, bem como o cansaço que se pode sentir nesta fase. Durante a restante gravidez a reflexologia ajuda a equilibrar o corpo e qulaquer desconforto que surja em qualquer trimestre. NÃO ESTANDO POR ISSO CONTRA INDICADA NA GRAVIDEZ COMO MUITOS O ENUNCIAM, NÃO PASSANDO DE UM MITO.
Antes do parto podem fazer-se diversas sessões de preparação para o mesmo, preparando a parturiente para a gestão da dor, e para uma melhor expulsão da placenta
Pode-se assim dizer que a reflexologia é uma forma de relaxamento ao longo de uma hora de tratamento, onde se realiza um estímulo mecánico através das mãos do terapeuta sobre os pés do cliente.Resumindo-se uma forma de alívio para o cansaço, o stress e as preocupações.
PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA PODER ACOMPANHÁ-LA NESTA FASE IMPORTANTE DA SUA VIDA E SO SEU BEBÉ.
1 comentário:
Olá Eduardo Luís.
Como aluna do Curso de Reflexologia, fico orgulhosa e encantada por este seu projecto. É realmente de louvar a sua luta e esforço em quebrar mitos erróneos sobre as contra-indicações da Reflexologia na Gravidez, demonstrando verdadeiramente a essência desta terapia como uma terapia equilibradora de todo o sistema humano, tal como outras terapias complementares. E neste caso, realço que esta é uma terapia que deve ser sempre complementar à medicina convecional, pois uma vigilância médica será sempre necessária.
Contudo não posso deixar passar e vincar que na Gravidez, como em muitos outros estados, a Reflexologia tem um papel fulcrar e positivo na promoção do bem-estar global da grávida e do feto na medida em que harmoniza todos os sistemas orgânicos dos dois, minimizando qualquer desconforto que possa surgir, e promove uma aceitação e vinculação máximas entre mãe-filho através da harmonização das emoções (que é, provavelmente, um dos aspectos mais importantes na Gravidez).
Só tenho que felicitá-lo pelo seu trabalho e contributo que tem dado sem reserva à Reflexologia na ilha da Madeira, e referir que me sinto lisonjeada por ser sua pupila e amiga.
Cristina Ferreira
Enviar um comentário